storage

Menu

Aqui você encontra uma resposta para as principais dúvidas de utilização do Prosas!

Perfil no Prosas

1. Quero criar uma conta no Prosas. Como fazer?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

Se você quer se inscrever em um edital pelo Prosas, primeiro precisa ter um perfil de Empreendedor. Para fazer esse perfil, clique aqui: https://prosas.com.br/users/empreendedores/novo. Agora, se você deseja apenas ter um perfil para pesquisar oportunidades e projetos no Prosas, basta criar um perfil de Cidadão, clicando aqui: https://prosas.com.br/cidadaos/new. Esse perfil também pode ser utilizado para vincular determinados usuários a um mesmo perfil de Empreendedor - como a sua ONG, por exemplo. Mas lembre-se: se você quer se inscrever num edital via Prosas, você precisará ter um perfil de Empreendedor. Depois de criar o seu perfil, basta fazer login com o seu e-mail no Prosas e o sistema já vai reconhecer.

2. Tentei criar o meu perfil de Empreendedor e a plataforma diz que já existe uma conta com meu CPF ou CNPJ! O que eu faço?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

O que acontece com alguma frequência é que a sua organização já participou de algum edital no Prosas no passado e para isso foi criado um perfil na plataforma - só pode ser criado um perfil por CPF ou CNPJ. Você pode descobrir qual e-mail está vinculado à sua conta clicando em "Esqueci meu e-mail", na janela de login abaixo.

Esqueceu seu e-mail?

Caso essa pessoa não faça mais parte da sua organização ou o e-mail não esteja mais disponível, entre em contato com nosso Suporte já informando: 1 - O novo e-mail que deseja usar para acessar o Prosas 2 - Envie-nos uma breve justificativa para essa mudança. É recomendável o envio de um comprovante de que você está vinculado de alguma forma àquele CNPJ, que será verificado pela nossa equipe de Suporte. 3 - Envie uma autorização, assinada e datada, contendo o seguinte: “Eu, _____(seu nome), responsável pelo CNPJ _______, autorizo a equipe do Prosas a utilizar o e-mail __________ para utilização da plataforma pela organização”. Dica: sempre recomendamos a utilização de um e-mail geral da sua organização (ex: contato@suaorganizacao) ou do representante legal, ao invés de associar a conta à uma pessoa da área de Projetos ou Captação de Recursos, por exemplo.

3. Esqueci minha senha! Como posso recuperá-la?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

Para recuperar a sua senha, basta seguir os passos abaixo: 1 - Vá até o botão de “Faça Login” no Prosas, que fica no canto superior direito da sua tela:

Esqueci minha senha!

2 - Ao clicar nele, você verá a tela abaixo. Selecione a opção “Esqueceu sua senha?”. Não precisa colocar seu e-mail!:

Esqueci minha senha!

3 - A página que se abrir solicitará o seu e-mail cadastrado no Prosas. Insira seu e-mail e clique em “Redefinir Senha”.

Esqueci minha senha!

4 - Dirija-se à sua caixa de e-mail e aguarde pela mensagem do Prosas. Você deve receber um e-mail chamado “Instruções para reiniciar sua senha” que contém o seguinte texto: 5 - Ao clicar em “Alterar minha senha”, você será redirecionado para a página abaixo, onde deve inserir a nova senha no primeiro campo e confirmá-la no segundo campo: Basta inserir a senha que desejar, repeti-la no campo indicado e clicar em “Salvar”. A troca será concluída e você poderá fazer login com sua nova senha!

4. Preciso mudar algumas informações na minha conta. Como atualizo meu cadastro?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

Todas as informações inseridas, exceto CNPJ ou CPF, podem ser atualizadas pelo próprio empreendedor diretamente no Prosas. Basta fazer login na plataforma clicar no botão na lateral esquerda 'Alterar meu Cadastro'. Ou acessar o menu da sua conta, no canto superior direito da tela. Nele, selecione a opção "Meu Cadastro" para fazer as mudanças que achar necessárias. Não esqueça de salvar antes de enviar.

Alterar meu cadastro

5. Se eu estou cadastrando a minha organização no Prosas, a qual e-mail devo vincular minha conta? Posso convidar outros usuários para gerenciar o meu perfil de Empreendedor?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

Se estiver criando uma conta pessoal no Prosas, você pode usar seu próprio e-mail. Já se a conta estiver sendo feito em nome de uma organização, recomendamos que você utilize um e-mail geral da sua organização (contato@suaorganizacao.org.br) ou de algum dos representantes legais. Depois de criado esse perfil, você poderá convidar outros usuários da organização no campo "Gerenciar Usuários", que fica no menu localizado no lado superior direito da tela. Basta inserir o e-mail que ele está cadastrado no Prosas. Assim, sempre que uma nova pessoa entrar ou sair da equipe, você pode habilitar ou desabilitar seu acesso por esse caminho.

6. Como convido mais de uma pessoa para gerenciar o perfil da minha Organização?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

Para garantir a segurança dos seus dados, é importante que cada colaborador da sua organização tenha seu próprio acesso ao Prosas, sem que a mesma senha seja compartilhada entre todos os usuários. Assim, você pode garantir que a conta esteja preservada, mesmo em caso de trocas de gestão, por exemplo. Para convidar novos usuários para gerenciar a conta de sua organização, acesse o seu perfil de Empreendedor na plataforma e, em seguida, acesse o menu da sua conta, localizado no topo direito da página. Nele, selecione a opção “Gerenciar Usuários”:

Convidar usuários!

Na página que se abrir, você pode mandar o convite para quem deseja que administre seu perfil. Se essa pessoa já tem uma conta no Prosas, pode inserir somente seu nome ou e-mail cadastrado. Se ela ainda não tem uma conta, convide seu e-mail. Você pode optar se cada pessoa tem acesso Total ou Limitado - e por esse mesmo caminho, caso você seja Administrador, você pode remover pessoas com autorização de acesso anteriormente ao seu perfil.

7. Como excluir meu perfil de Empreendedor?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

Nós entendemos que, por diferentes razões, você pode querer a exclusão do seu perfil no Prosas. Mas saiba que a plataforma continuará aberta e gratuita caso precise retornar! Para excluir seu perfil de empreendedor no Prosas, basta seguir os passos abaixo: 1- Vá até o menu localizado no canto direito da sua tela e clique em "Meu Cadastro":

Excluir perfil empreendedor

2- Quando abrir a página, vá até a aba "Complementares". Role a página até o final e clique no botão "Excluir Empreendedor":

Excluir perfil empreendedor

3- Atenção: se você excluir somente seu perfil do tipo Cidadão, seu Empreendedor continuará ativo no Prosas. Caso tenha dúvida de como fazer esse procedimento, entre em contato com nosso Suporte.

Envio de propostas

8. Como envio minha proposta para um edital?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

1- Acesse a página do edital para o qual deseja enviar sua proposta. 2- Depois de ler todos os campos e os documentos do edital, clique no botão verde "Inscreva-se". Atente-se sempre para a data e o horário de encerramento do edital!

Como envio minha proposta para um edital?

3 - Ao clicar em "Inscreva-se" a plataforma vai te perguntar se você deseja criar um cadastro ou fazer login. 3.1. Caso ainda não tenha um cadastro, você primeiro precisará fornecer as informações de quem está se inscrevendo naquele edital (se é uma pessoa física, uma organização, um coletivo, etc.). Ao finalizar esse cadastro inicial, você será automaticamente direcionado para o formulário para participar daquele edital. 3.2. Caso já tenha um cadastro de Empreendedor no Prosas, clique em "Login" e forneça o seu e-mail e senha. A plataforma já vai identificar qual o seu empreendedor e, caso tenha mais de um atrelado ao seu usuário, o Prosas vai perguntar qual perfil você quer usar para a inscrição. 4- Leia com atenção todas as instruções apresentadas e preencha todos os campos da proposta, que estão divididas entre as abas "Dados", "Perguntas" e "Complementar". Todas as perguntas obrigatórias do formulário estarão identificadas com um asterisco (*). 5 - ATENÇÃO: você pode salvar a sua proposta como rascunho a todo momento clicando no botão "Salvar Rascunho", do lado esquerdo da tela. Para acessar o seu rascunho, basta voltar à página do edital e clicar novamente em Inscreva-se (ou acessar via o menu do Prosas no botão "Minhas Propostas", no canto superior direito).

Como envio minha proposta para um edital?

6 - Envie a sua proposta Após verificar o preenchimento dos campos obrigatórios em todas as abas, clique no botão "Enviar Proposta" para enviá-la ao patrocinador. Importante ressaltar que uma vez enviada, a proposta não poderá ser editada.

Como envio minha proposta para um edital?

7 - Ao finalizar a inscrição, aparecerá na tela um recibo de confirmação do envio da proposta, que também será enviado para o seu e-mail. Você poderá também acessar uma cópia da sua proposta enviada, que ficará disponível no botão "Minhas Propostas", disponível no menu do Prosas (canto superior direito).

9. Posso salvar um rascunho da minha proposta? Como faço para salvar o que já preenchi do formulário?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

Você pode salvar um rascunho do que você já preencheu do formulário a todo momento, até o momento da finalização do edital. O Prosas NÃO SALVA AUTOMATICAMENTE o seu progresso, por isso, sempre que você quiser guardar utilize o botão "Salvar como Rascunho" no canto esquerdo da tela.

Posso salvar um rascunho da minha proposta?

Por isso, para garantir que não perderá dados importantes em caso de intermitências na rede, o ideal é salvar sua proposta sempre que inserir um volume grande de dados, ou ao menos antes de enviar sua proposta em definitivo. Para retomar o preenchimento da sua proposta, você pode clicar novamente no botão “Inscreva-se” do edital ou acessar o card de “Propostas” do seu perfil e clicar no botão em formato de lápis.

Posso salvar um rascunho da minha proposta?

ATENÇÃO: o Prosas não salva mais de um rascunho simultâneo para um mesmo edital. Logo, você precisa finalizar aquela proposta anterior antes de salvar rascunho de uma nova proposta.

10. Posso colocar anexos ou documentos na minha proposta?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

Em alguns formulários, os Patrocinadores solicitam documentos a serem enviados. Na pergunta que solicitar por esse documento, você verá um ícone em formato de “clipes de papel”. Clique nele para abrir o seu computador e selecionar o arquivo que deseja anexar:

Posso colocar anexos ou documentos na minha proposta?

Selecione o arquivo em seu computador. Ele precisa estar em um dos formatos aceitos pelo Prosas (.pdf, .jpg, .png, .xls, .docx ou .txt) e precisa ter um tamanho inferior a 10MB. Depois que anexar o arquivo, você perceberá que seu nome aparece sob a linha com a descrição do arquivo. Isto significa que ele foi anexado corretamente. Atenção: Não é possível clicar no documento para abri-lo antes de enviar a proposta. Por isso, cheque em seu computador se todos os dados estão corretos.

Posso colocar anexos ou documentos na minha proposta?

Insira uma breve descrição sobre o documento. É recomendável que você salve sua proposta como rascunho antes de prosseguir.

11. Posso inserir mais de um anexo na mesma pergunta?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

No Prosas, não é possível inserir mais de um arquivo por pergunta. Caso seu arquivo tenha várias páginas, você pode juntá-las utilizando serviços gratuitos como este: https://smallpdf.com/pt/juntar-pdf

13. Como identificar se eu posso / devo me inscrever num edital no Prosas?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

No momento que um Patrocinador lança um edital, ele define os critérios e regras de quem pode se inscrever. Podem existir restrições de localidade, tipo de empreendedor que pode se inscrever, ou só aceita inscrições de projetos que tenham sido aprovados previamente em alguma Lei de Incentivo. Por isso, é importante sempre ler o regulamento do edital, geralmente disponível na sessão “Arquivos Complementares”, conforme abaixo:

Como identificar se eu posso / devo me inscrever num edital no Prosas?

Além disso, verifique as informações disponíveis na página do edital, logo abaixo do “Sobre”, especialmente a respeito do tipo de empreendedor que pode se cadastrar nos editais.

Como identificar se eu posso / devo me inscrever num edital no Prosas?

O tipo de Empreendedor é marcado por você no momento que cria sua conta no Prosas. Por exemplo: se você é uma ONG (Pessoa Jurídica sem Fins Lucrativos) e tentar se inscrever num edital que só aceita "Pessoa Física", o Prosas não vai permitir que você avance.

14. Como tenho certeza se minha proposta foi enviada?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

Ao finalizar a sua inscrição, o Prosas envia um e-mail confirmando o envio da Proposta e trazendo um recibo de identificação. Esse mesmo recibo é exibido na sua tela logo após finalizar o envio da proposta. Se nenhum desses apareceu para você, por gentileza, siga os passos abaixo para confirmar se sua proposta foi enviada: 1 - Acesse seu perfil de Empreendedor fazendo login em nosso site (no topo da página, do lado direito); 2 - No card 'Proposats' ou no menu da sua conta, que também se localiza no topo da página, do lado direito, acesse o item "Minhas Propostas":

Como tenho certeza se minha proposta foi enviada?

3 - Na aba que abrir, verifique se sua proposta aparece “Em Análise” e se há um número similar a 2233-44455 do lado direito do nome. Esse número é sua comprovação de que a proposta foi enviada corretamente:

Como tenho certeza se minha proposta foi enviada?

15. Cometi um equívoco ou me esqueci de preencher alguma informação e minha proposta foi enviada. O que fazer?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

Uma vez que a proposta é enviada para o edital no Prosas, não é possível alterá-la de imediato. Você sempre deve entrar em contato com o Patrocinador do edital, por meio do e-mail fornecido no Regulamento, que sempre é disponibilizado na sessão “Arquivos Complementares” da página do edital:

Cometi um equívoco ou me esqueci de preencher alguma informação e minha proposta foi enviada. O que fazer?

Caso o Patrocinador julgue necessário ou procedente, ele poderá devolver a proposta para alterações ou solicitar esclarecimentos por meio de uma diligência.

Análise das propostas / resultado

16. O patrocinador solicitou ajustes na minha proposta. O que devo fazer?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

Quando solicita ajustes na sua proposta, o Patrocinador abre uma diligência na plataforma. Isso significa que você conseguirá se comunicar com o responsável pelo edital dentro da plataforma e, em alguns casos, editar sua proposta mesmo depois de tê-la enviado. Quando isso ocorre, você recebe um e-mail avisando que há uma diligência disponível. Se você está com uma diligência aberta e está com dificuldades em respondê-la, siga o passo-a-passo abaixo: 1 - Faça login em sua conta no Prosas e acesse seu perfil de empreendedor. 2 - Em seguida, será possível visualizar um aviso na parte superior de seu perfil, dizendo que há uma diligência em aberto.

O patrocinador solicitou ajustes na minha proposta. O que devo fazer?

3 - Clique sobre o card e procure pela proposta que deverá ser corrigida. Clique no ícone do lápis para fazer a edição da proposta.

O patrocinador solicitou ajustes na minha proposta. O que devo fazer?

4 - Edite tudo que for necessário e siga até a última aba “Diligência”. Lá você encontrará uma caixa de diálogo com uma mensagem da equipe do Prosas e espaço para que você responda. Você precisa escrever uma mensagem padrão como “alterado” ou deixe um recado para o patrocinador. Em seguida, clique em “Enviar Mensagem” para que suas mudanças sejam enviadas. ATENÇÃO: Toda diligência possui um prazo para ser respondida! Portanto, fique atento e não deixe para a última hora!

17. Como fico sabendo o resultado do edital?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

Fique atento ao e-mail que você cadastrou no Prosas, em seu perfil de empreendedor. É por onde a equipe do edital irá contactar os aprovados. Você pode ainda acompanhar o status de sua proposta, clicando sobre "Propostas" no seu dashboard.

Como fico sabendo o resultado do edital?

"Em Análise" significa que a equipe do edital ainda está avaliando sua proposta. Esse status pode mudar para "Aprovado" ou "Reprovado", de acordo com a decisão da equipe avaliadora.

Como fico sabendo o resultado do edital?

É importante ressaltar que a responsabilidade pela divulgação dos resultados é do Patrocinador que lançou o edital, tendo em vista que o Prosas é uma plataforma por meio do qual as propostas são recebidas e analisadas. Em alguns casos, o Patrocinador utiliza seus canais de comunicação oficiais para divulgar a lista dos projetos selecionados - isso geralmente consta no regulamento de cada edital, assim como, em alguns casos, as datas de cada etapa do processo.

18. Fui reprovado no edital. Como faço para saber o motivo? Posso obter algum feedback sobre minha proposta?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

O Prosas é uma plataforma tecnológica que empresas e governos utilizam para a gestão de seus editais, cobrindo as etapas de recebimento e análise das propostas. Por isso, se você deseja obter algum feedback sobre sua proposta, deve entrar em contato com o Patrocinador por meio do canal de contato fornecido pelo Patrocinador no edital. Não nos responsabilizamos por eventuais negativas com relação à essa solicitação.

Acesso ao Suporte do Prosas

19. Estava utilizando o Prosas e aconteceu algum erro inesperado da plataforma. O que devo fazer?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

A gente tenta acertar o tempo todo, mas problemas e erros às vezes acontecem. Se por acaso isso ocorrer com você, durante o preenchimento de sua proposta ou uso do Prosas, relate o problema encontrado ao nosso suporte pelo botão vermelho "Suporte”, no canto direito da tela, ou pelo e-mail: contato@prosas.com.br. Envie um relato detalhado do que estava fazendo quando se deparou com o erro, e envie o máximo possível de prints da sua tela, mostrando o problema. Quanto maior a quantidade de informações que nos fornecer, mais rapidamente poderemos resolver o erro e você poderá enviar sua proposta. Ah, e dependendo da demanda essa resposta pode levar algumas horas - portanto, ATENÇÃO: não deixe para inscrever sua proposta no última dia!

20. Quando o suporte do Prosas está disponível? Quanto tempo leva para responderem minha dúvida / solicitação?
keyboard_arrow_up
keyboard_arrow_down

O Suporte do Prosas está disponível de 9h às 18h durante dias úteis. Caso você entre em contato durante um feriado ou final de semana, sua demanda será atendida a partir do próximo dia útil. Em alguns casos, nossa equipe pode levar algumas horas para responder a sua demanda. Sugerimos que antes de entrar em contato com nosso Suporte, clique na interrogação no canto superior direito e verifique se você tem uma das dúvidas mais frequentes dos nossos usuários. Caso tenhamos alguma dúvida sobre o seu caso, nosso time poderá entrar em contato por telefone.